Dia 16 de março - DIA DO OUVIDOR!

Olá pessoal,

Passei aqui bem rapidinho para compartilhar com vocês um dia muito especial para mim, o dia do OUVIDOR.Dentre algumas profissões que possuo, sou Ouvidora Pública Hospitalar, concursada pela Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro. 
Para quem não sabe, desde que me formei em ASSISTENTE SOCIAL, em 2008, atuo em Ouvidoria Hospitalar e tenho muito amor pelo que faço. Hoje curso mestrado em Política Social, e meu projeto também é OUVIDORIA, este ano passarei a ministrar cursos sobre Ouvidoria pela Fundação Saúde para profissionais de saúde. 
Mas afinal, o que é OUVIDORIA??
Hoje, 16 de março, é comemorado o Dia do Ouvidor, este profissional é aquele que recebe reclamações, solicitações e elogios em empresas públicas e privadas no Brasil, a Ouvidoria é o seu espaço de trabalho. O Ouvidor não só ouve o cidadão, como encaminha estas demandas para os setores competentes a fim de solucionar o problema no menor prazo possível. O Ouvidor tem a função precípua de ser o mediador entre os usuários / clientes dos serviços prestados e a alta administração. Ouvidoria não é a mesma coisa que SAC ou FALE CONOSCO, é uma instância superior e funciona como ferramenta de gestão, informando todos os problemas no atendimento ao gestor, estando ligado diretamente ao diretor geral da instituição. 
Nas Ouvidorias do SUS, espalhadas por todo o Brasil, é este profissional que luta para a garantia dos direitos da população usuária, incentivando a participação cidadã e ainda, propondo melhorias no atendimento. Seja um medicamento que falta para um paciente, a falta de vaga num CTI de um hospital público, informações diversas na área da saúde ou até denúncias graves sobre mal atendimento de profissionais, é o Ouvidor que irá atendê-lo e fazer os encaminhamentos devidos. Todos os atendimentos são contabilizados e inseridos em planilhas específicas que viram relatórios que serão apresentados para a alta administração, além de serem encaminhados para as Ouvidorias Estadual e Nacional e incluídos em relatórios mais amplos que apresentarão as maiores dificuldades no SUS e onde o mesmo precisa de maior atenção por parte dos governantes.
Não quero entrar no mérito aqui de discutir o Sistema Único de Saúde, mas quero que saibam que o Ouvidor existe nos hospitais e nas Secretarias de Saúde Municipais e Estaduais e está lá para te OUVIR, por isso o nome OUVIDOR. Que na sua origem quer dizer "Ombudsman", ou "defensor do povo". Como já falei, há Ouvidorias espalhadas em todo o Brasil e não só em empresas públicas como privadas também. Ao procurar uma Ouvidoria você contribui na melhoria constante dos serviços prestados para você e para os outros. 
PENSE NISSO!
Bjs,
Marlucia

Postagens mais visitadas